O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no serviço público federal tem seus primórdios ainda nos anos 1990, com a edição do Decreto n.º 1.590/1995. Este normativo, em seu artigo 6º, § 6º, dispunha que em situações especiais nas quais os resultados pudessem ser mensurados efetivamente, a unidade administrativa poderia implantar um programa de gestão que dispensasse os seus servidores do controle de assiduidade.
Objetivos do PGD
De acordo com a Resolução Consuni n.º 69/2022 e o Decreto n.º 11.072/2022, a implementação do PGD tem como objetivos:
- Promoção da gestão da produtividade e da qualidade das entregas dos servidores participantes;
- Redução dos custos para o poder público;
- Motivação e comprometimento dos servidores participantes com os objetivos institucionais;
- Desenvolvimento de talentos, trabalho criativo e inovação, considerando a multiplicidade das tarefas, contextos de produção e condições de trabalho para a concepção e implementação de mecanismos de avaliação e alocação de recursos;
- Melhoria da qualidade de vida dos servidores participantes;
- Ampliação das possibilidades de trabalho fora das dependências da Ufersa;
- Colaboração com as metas do Plano de Logística Sustentável da Ufersa, por meio do estímulo ao uso racional de recursos e à redução da emissão de poluentes em decorrência do menor fluxo de deslocamento urbano.
Para informações sobre o Programa de Gestão e Desempenho, como lista de participantes, Editais, Planos de Trabalho e escalas de trabalho dos setores participantes, acesse https://pgd.ufersa.edu.br/.